Receptivo no Rio

Faça seu cadastro e solicite nossos tarifários. Temos uma grande variedade de serviços para você não perder vendas. Fazer cadastro...

Cadastro seu e-mail

Cadastre seu e-mails e receba nossas promoções e novidades!

Ingresso Carnaval Rio de Janeiro

CARNAVAL

Já começaram as vendas dos ingressos para o CARNAVAL 2014. Temos disponíveis ingressos para todos os setores do sambódromo: arquibancada, cadeira de pista, frisa e camarote. A Rio40graus Operadora leva você para o maior show da terra, com todo conforto e segurança. Os ingressos já estão a vendas nossa loja virtual: www.cliqueseguro.com. Faça já sua reserva e aproveite nossos preços promocionais.

khantry design

UFC Rio de Janeiro

O Ultimate Fighting Championship (UFC) é a maior organização de artes marciais mistas do mundo. Inspirado por torneios devale-tudo de origem brasileira, é atualmente comandada pela Zuffa Entertainment. Lutadores de MMA (como o esporte é conhecido) praticam diferentes artes marciais, tais como jiu-jitsu brasileiro, boxe, wrestling, muay thau, judô, karatê, tae kwon do, entre outras. Levamos você para a arena do UFC no Rio de Janeiro, com todo conforto e segurança. Atendemos pequenos e grandes grupos. Faça sua solicitação!

 

Rock in Rio 2013

O Rock in Rio é um festival de música cultural originário do Brasil idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e realizado pela primeira vez em 1985. Considerado como o maior festival de música da atualidade, o festival abrange todos os ritmos para agradar todos os fãs. A Rio40graus Operadora leva você ao festival com total conforto e segurança. Com 18 pontos para embarque e três horários diferentes, sua única preocupação é se divertir. Acesse nossa loja virtual e compre já seu transporte.

Um Rio para todos

TURISMO GLS
Um dos grandes orgulhos da cidade maravilhosa é ser considerado o melhor destino para os gays de todo planeta. A cidade recebe, todos os anos, milhares de pessoas interessadas em conhecer esse mundo colorido. A Rio40graus Operadora dá boas vindas ao público mais animado da cidade e oferece diversos roteiros e passeios especializados, sempre visando a qualidade e o bom gosto em seus pacotes. Venha conhecer a cidade maravilhosa conosco!

 

Times de futebol do Rio

flamengo.jpg

Enquete do Rio

O que você quer ver?
 

Indique este site a um amigo!

Se você gostou deste site, indique a um amigo, ele também pode gostar de nossos produtos.

Quantos on line

Nós temos 84 visitantes online
Arraial do Cabo PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

A História de Arraial do Cabo encontra-se vinculada à de Cabo Frio, do qual era sede distrital até recentemente. Sua formação começou há um milhão de anos, quando, pela ação dos ventos e de correntes marítimas, foram incorporadas ao continente três antigas ilhas, hoje Morros do Mirante, do Forno e Pontal do Atalaia.

Seus primeiros habitantes chegaram há cerca de cinco mil anos. Eram nômades, viviam em grupos no alto dos morros e desciam apenas para buscar alimentos, basicamente peixes e moluscos.

Tribos tupi habitavam toda a Área correspondente ao Estado do Rio de Janeiro e, nas terras onde surgiria Arraial, eram representados pelos tamoios. Estes, mais avançados que os nômades, viviam em aldeias, caçavam, plantavam mandioca, faziam peças de cerâmica e enfeitavam-se com penas. Destaca-se, ainda, na cultura tupinambá, a confecção de peças de cerâmica. Segundo estudos arqueológicos, havia cerca de 50 aldeias tupinambás na região, estimando-se uma População que poderia variar de 25 a 75 mil habitantes antes da conquista européia.

Arraial do Cabo está assentado sobre sítios arqueológicos de extrema valia para o estudo da História da região, tendo fornecido diversas peças para o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Isto pode ser comprovado a partir de restos arqueológicos catalogados em toda a região, que é composta de diversos sambaquis (sítios arqueológicos com esqueletos e artefatos).

Arraial do Cabo foi ponto de desembarque da expedição de Américo Vespúcio, que construiu sua casa de barro e pedra no Bairro da Rama, hoje conhecido como Praia dos Anjos. Neste local foi criada a primeira feitoria do Brasil, que foi ocupada, inicialmente, por cerca de 24 homens, com o objetivo de guarnecer o litoral.

Seu território também foi palco de disputas entre portugueses, indígenas e franceses, sendo estes últimos expulsos definitivamente em 1615, por Constantino Menelau. Houve grande aumento populacional na região com a chegada de imigrantes portugueses e, em 1615, foi fundada a cidade de Santa Helena. A partir de 1616 a cidade passou a chamar-se Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio, tendo sido ponto importante para o desenvolvimento e conquista do território fluminense.

Embora a colonização e o desenvolvimento da região tenham tomado velocidade com a Fundação da cidade de Cabo Frio, Arraial do Cabo viveu durante muito tempo esquecido e isolado. Não havia acesso a outros povoados. Era pela praia que seus moradores iam e vinham, a pé ou a cavalo, para trocar, vender e comprar mercadorias. A pesca também foi de grande importância nesse período.

Monumentos e peças históricas até hoje lembram importantes passagens do início da colonização de Arraial, como a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1506 na Praia dos Anjos, e o Monumento a Américo Vespúcio, no Largo do Descobrimento.

Economicamente, Arraial do Cabo passou por todas as fases de colonização rural, que não lograram êxito, até que por volta do século XVIII a pesca de arrasto foi estabelecida na região. O núcleo urbano da região prosperou lentamente até fins do século XIX, baseandose a economia na agricultura com mão-de-obra escrava, realizada em grandes latifúndios.

A abolição da escravatura ocasionou o colapso econômico revertido bem mais tarde, com o desenvolvimento da indústria do sal, da pesca e do turismo, e sobretudo a implantação da rodovia e da estrada de ferro. O núcleo de Arraial do Cabo situa-se próximo de Cabo Frio, em Área de topografia plana, com pequenas elevações, tendo sido seu crescimento fortemente impulsionado pela presença da Fábrica Nacional de Álcalis, pelo turismo e veraneio, sendo considerado um dos melhores locais do país para a prática do mergulho.

Com o advento da Lei Estadual n.º 839, de 13 de maio de 1985, foi criado o Município de Arraial do Cabo, com instalação em 01 de janeiro de 1986.

Formação do cabo
Há cerca de um milhão de anos os ventos, as correntes marítimas e as marés começaram a depositar sedimentos entre três antigas ilhas – atualmente conhecidas como morro do Mirante, do Forno e Pontal do Atalaia –, incorporando-as ao continente e formando, assim, o cabo onde se situa a cidade de Arraial do cabo.

Ocupação indígena
Os tamoios eram, na época da chegada dos portugueses, os habitantes mais comuns da região, embora existissem, também, tribos de outras vertentes tupinambás.
Essas tribos consumiam, basicamente, peixes e crustáceos, e complementavam a dieta com o consumo da "mandioca" e com os animais da caça. A produção de cerâmica se destacava nessas tribos, que também marcaram participação nos conflitos que viriam a ocorrer entre portugueses e corsários, principalmente franceses

Chegada de europeus
Após decidir se separar do resto da frota da segunda expedição à costa brasileira, Américo Vespúcio navega rumo ao sul, chegando à praia atualmente conhecida como "Praia dos anjos" e ancorando, logo em seguida, na Praia da Rama (atual "Praia dos Anjos"). Ao lugar, deu-se o nome de Cabo Frio, devido a fatores que, de certa forma, fascinaram os navegantes. Dentre eles:

Marco histórico de Arraial do Cabo visto da "Praia dos Anjos".
As correntes marítimas locais possuíam uma temperatura substancialmente mais fria que as temperaturas normais das águas da costa brasileira (atualmente esse fenômeno é conhecido como ressurgência).
Os ventos constantes eram, também, muito mais frios do que no resto do litoral, dando a impressão de que a temperatura local fosse mais baixa do que realmente era.
As condições do tempo mudavam rapidamente no local, passando subitamente de um dia ensolarado para um dia nublado, com alta possibilidade de formação de nevoeiro e, em alguns casos, agitando o mar.

 

Povoamento europeu

Américo Vespúcio decidiu, então, construir um forte no local (cujas ruínas permanecem no local, acessível por trilha entre a Praia do Forno e a Prainha), onde ele deixou 24 homens com armas e mantimentos.

Fachada da "Casa da Piedra".
Posteriormente, foi construída feitoria em local próximo. Mas o local exato ainda não foi definido. Para alguns, ela está localizada no próprio Arraial do Cabo, para outros, em Cabo Frio. Mas é certo que essa foi, de fato, a primeira feitoria no Brasil.
Provavelmente como consequência do estabelecimento dessa feitoria, começou a se desenvolver em arraial um modesto povoamento, sendo esse um dos primeiros (possivelmente o primeiro) em território brasileiro. Ainda é possível ver, na cidade, a primeira construção de alvenaria da terra recém-descoberta, a "Casa da Piedra".
Existe na cidade um marco histórico que lembra a visita de Américo Vespúcio nesta época. Composto de um obelisco, um poço, existente desde então e uma placa resumindo parte da história local.

Geografia

Arraial do Cabo limita-se a norte com o município de Cabo Frio, a leste e a sul, com o Oceano Atlântico e a oeste, com o município de Araruama.
O clima de Arraial do Cabo é tropical litorâneo, com muito vento que estabiliza as temperaturas, o município praticamente desconhece temperaturas muito elevadas ou muito baixas. No ano de 2007 a máxima absoluta foi de apenas 31,7°C (a menor de todo o estado) e a mínima de 12,9°C. Historicamente, o município tem máxima absoluta de 34°C e mínima de 10°C. Também chove bem pouco, com média pluviométrica anual de cerca de 800mm. A insolação (horas de sol) é uma das maiores do estado.
O município é conhecido como a "capital do mergulho". As praias de águas transparente e areia muito branca tornam sua costa num dos locais brasileiros mais propícios para a pesca submarina e mergulho. A abundante fauna marinha é decorrente da ressurgência, um fenômeno oceanográfico que consiste na subida de águas profundas e ricas em nutrientes, para regiões menos profundas do oceano. As principais praias são: Praia dos Anjos (onde se localiza o Porto do Forno), Praia do Forno, Praia Grande, Prainha, As Prainhas do Atalaia, Praia da Ilha do Farol (eleita em 2000 a praia mais perfeita do Brasil pela Revista Veja), Praia grande, Praia do Monte Alto, entre outras.
O município também conta com uma área preservada pelo IBAMA, a restinga de Massambaba (estreito pedaço de terra, banhado a sul pelo Oceano Atlântico e a Norte pela Lagoa de Araruama) onde são encontradas as mais exóticas orquídeas do mundo. Culturalmente, Arraial do Cabo se distingue das outras cidades da Região dos Lagos. É visível o modo de vida e as práticas culturais específicas dos "cabistas". Há um modo de pronunciar algumas palavras, e, sobretudo, a construção de novas palavras, que confunde o passado e o presente. Assim, é comum nas ruas os gritos, berros e vaias, que mostram o caráter cultural interativo do povo de Arraial do Cabo, e, também o "atchesa", "rodia", entre outros verbetes.

Atividades

- Mergulho.
Arraial do Cabo abriga uma diversificada vida marinha - são tartarugas, meros, lulas, lagostas, arraias e até golfinhos que vivem em harmonia nas ilhas do Farol e dos Porcos, nos sacos do Cherne e do Cordeiro, na praia do Forno, na Ponta d'Água e na Gruta Azul. Quem agradece são os mergulhadores, que lá encontram os melhores pontos do país para praticar o esporte além das águas transparentes.
- Passeio de Barco.
Os passeios duram quatro horas e descortinam as mais belas paisagens de Arraial do Cabo. O roteiro inclui paradas no Pontal do Atalaia (Prainhas) e Ilha do Farol, passando pela Gruta Azul, uma salão de 30 metros de extensão e 15 de altura - o nome vem dos efeitos causados pelas paredes internas, que têm tons dourado e prateado e que se tornam azuis de acordo com a incidência de luz. As embarcações partem da praia dos Anjos. Procure empresas Regularizadas e Registradas no Ministério do Turismo.
- Pôr-do-sol no Pontal do Atalaia
Programa preferido dos casais, assistir ao pôr-do-sol no Pontal do Atalaia é imperdível. As pedras ficam a 180 metros de altitude, descortinando vista panorâmica.
- Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
Erguida em 1503 pelos portugueses, a igreja está entre as primeiras edificações do país. Singela, fica em uma elevação debruçada sobre a praia dos Anjos.

Nome:
Celular:
Assunto:
Comentários:
E-mail:
Tel.: Fixo:

Contatos


 

Artigos Relacionados:
 

Comentários 

 
0 #1 08/04/2011 18:54
:lol: muito bom, estou querendo viaja para arraial do cabo com minha namorada e nossa filha no mes de julho. aguardo respostas..
Citação
 

Adicionar comentário


           

Passeio de lancha, um dos mais procurados

Vislumbrar as curvas da cidade maravilhosa pelo mar é uma experiência única e inesquecíivel. Com uma beleza exuberante, o Rio de Janeiro oferece a oportunidade de ser expolrada por todos os ângulos. Venha fazer um maravilhoso passeio pelos mares cariocas e viva a beleza natural em toda sua intensidade. 

Petrópolis, um marco na história do Brasil!

Visitar a cidade de Petrópolis é mergulhar de corpo e alma na história do Brasil. A cidade ficou famosa por abrigar a casa de veraneio da família real, construída a pedido de D. Pedro I. Preserna, ainda hoje, monumentos históricos, misturado ao seu ar bucólico de interior e o famoso Museu Imperial, com uma exposição permanente de peças e objetos utilizados no período colonial pela família real. Um passeio inesquecível e totalmente enriquecedor.

Arraial do Cabo: o caribe brasileiro!

Arraial do Cabo é condisiderado um dos lugares mais lindos do planeta. Carinhosamente chamada de caribe brasileiro, a cidade fica localizada na região da costa do sol, norte fluminense. Uma pequena cidadezinha, antiga colônia de pescadores, é cercada de praias de água cristalina, areias brancas e totalmente paradisíacas. Venha conhecer esse pedacinho do paraíso.

Angra dos Reis e Ilha Grande

Angra dos Reis possui nada menos que 365 ilhas salpicadas em um mar de águas verdes e cristalinas e duas mil praias repletas de belezas naturais. Envoltos pela Mata Atlântica e banhados pelo mar verde-esmeralda há condomínios de luxo, resorts e hotéis que hospedam turistas que buscam o melhor para suas férias e finais de semana.

Um dia no Rio de Janeiro

Com uma das paisagens mais deslumbrantes do planeta, a cidade do Rio de Janeiro é totalmente merecedora do título de “Cidade Maravilhosa”. Premiada com sua geografia única, a cidade é rodeada de belezas naturais, que encantam a todos que a conhecem. A cidade consegue integrar em perfeita harmonia a sua floresta da Tijuca com suas lindas praias e lagoas. Seu povo acolhedor e de bem com a vida proporciona uma experiência ainda mais agradável e faz do Rio um dos destinos mais procurados do mundo.

Búzios, onde natureza e sofisticação se misturam em plena harmonia!

A pequena Armação dos Búzios recebe turistas do mundo inteiro em busca de suas belas praias e suas noites de pura badalação. Frequentada por famos, intelectuais e celebridades do mundo inteiro, a cidade oferece uma grande opção de passeios e praias belíssimas. Com suas pousadas luxuosas, seus restaurantes cinco estrelas, e a famosa Rua das Pedras, a cidade é um dos balneários mais procurados da costa do estado do Rio de Janeiro. Venha conhecer esse lugar mágico e encantador.

@ Copy right Rio40graus OPeradora, Desenvolvido e hospedado Pela Travelsolution.com.br 21 8338 4991
Copy right